BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO

O iMasters ajudou o BID a criar uma comunidade latina de Desenvolvedores que compartilham código aberto para melhorar o dia a dia de seus países. 

O Desafio

O BID promove a ideia de que software é um produto de conhecimento e, como tal, deve ser compartilhado. É por isso que precisavam lançar a rede Code for Development, uma iniciativa que serviria como uma plataforma para compartilhar recursos e software de código aberto para orgãos de governo de toda a América Latina e Caribe e também para conectar as diversas comunidades que apoiam a visão de que o software é um bem público, trazendo desenvolvimento e progresso para todos os países da região de forma gratuita.

 

Diagnóstico e solução iMasters

Após análise em conjunto com o BID, algumas ações estratégicas foram sugeridas para atingirmos o objetivo proposto. O primeiro passo foi criar uma base de Developers e um canal (slack) de comunicação exclusivo da Rede Code4Dev para ser o ponto de contato único e centralizar todas as comunicações para os desenvolvedores que tenham relacionamento com a comunidade.

Em seguida, a página do programa no site do Banco foi atualizada, adicionando uma nova língua, a versão para o Português, além das línguas já existentes, o Espanhol e o Inglês, para garantir maior acessibilidade à Rede Code4Dev por todos da América Latina.

Foi criado o programa de badges e premiações para o engajamento dos developers.

E também criado uma grade anual de web classes, workshops e show cases com referências às ferramentas do programa.

 

Resultados

A rede alcançou mais de 1.000 inscritos, o que era um objetivo,  logo nos primeiros meses de existência.

Todos os eventos online rodaram com mais de 100 participantes de toda a América Latina.

A participação de brasileiros no programa cresceu mais do que 500%.

Temos mais de 90% dos países de América Latina e Caribe representados na rede.

Aumento expressivo de reuso de todas ferramentas expostas nos eventos da rede.

 

Serviços iMasters implementados

Gestão de Comunidades

Developer Base

Eventos Técnicos

Treinamento para Devs